-
Arquitetos: OrdoñezWenzke
- Área: 180 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: Cosentino, A3 Lamparas, Huup iluminación, Luna/Oks, Pimux, Sticotti
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto na Rua Segurola consiste na reforma e ampliação de uma casa dos anos 30 situada em uma zona residencial de baixa densidade no bairro Vicente López em Buenos Aires. A casa pertence a um grupo de quatro residências construídas simultaneamente e tem alguns detalhes originais de construção que foram preservados por seu caráter e história.
A fim de adaptar o térreo e o primeiro pavimento existentes às novas necessidades da família, foi realizada uma série de modificações: a maior mudança no térreo foi feita no bloco de serviço existente que compreende a cozinha, a lavanderia e o banheiro. A fim de otimizar a superfície e gerar um uso mais fluido dos espaços, priorizando a conexão entre a cozinha e as salas de estar e jantar, uma nova abertura foi criada e a cozinha foi disposta na empena cega. A área existente do banheiro foi transformada em uma despensa e um novo banheiro foi projetado mais próximo à entrada.
Na sala de jantar, o piso original de parquet foi restaurado, e os arcos, o nicho da lareira, além das molduras do teto foram preservados. Em contraste com este espaço, a cozinha, localizada ao seu lado em um pequeno desnível, tem uma estética totalmente refinada e neutra. É composta por um único grande móvel em um tom de verde pastel, e uma bancada cinza. Uma clarabóia situada na cozinha inunda todo o espaço com luz natural.
No pavimento superior, os dormitório tiveram seu layout original mantido, mas os banheiros e um escritório existente foram modificados. Este antigo espaço de trabalho foi transformado em um segundo banheiro para o quarto da menina, inteiramente feito de granilite, enquanto o banheiro original foi alterado para incluir também um closet.
O espaço soba a cobertura continha apenas as caixas d'água, era inacessível e não estava em boas condições. Ao reforçar a estrutura e criar um novo lance de escadas, esta área foi incorporada à casa como um novo estúdio com uma biblioteca - essencial para este casal amante de livros e arte - assim como uma grande área de depósito.
A escada que conduz ao mezanino funciona como um elemento de transição entre a arquitetura existente e o novo espaço de trabalho, todo branco, abstrato, iluminado pela abertura zenital. Esta escada escultórica de chapa branca se destaca das paredes circundantes, com um guarda-corpo tubular leve e um único ponto de apoio na parede.